23°

Tempo limpo

Rio Branco, AC

Justiça Perdeu o mandato

Amazonoticias foi pioneiro em denúncias que levaram justiça eleitoral cassar presidente da Câmara de Porto Walter Rosildo Cassiano

As reportagens do veículo foram cruciais para dar transparência ao caso e pressionar as instâncias competentes a agir.

16/10/2025 às 15h41
Por: GERENCIA Fonte: Redação
Compartilhe:
Amazonoticias foi pioneiro em denúncias que levaram justiça eleitoral cassar presidente da Câmara de Porto Walter Rosildo Cassiano

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) cassou, por decisão unânime em 13 de outubro de 2025, o diploma do vereador Rosildo Cassiano Corrêa, atual presidente da Câmara Municipal de Porto Walter. A queda do parlamentar, no entanto, tem um capítulo fundamental que precede a decisão judicial: as investigações jornalísticas do site Amazonoticias, que foi o primeiro veículo a trazer a público as irregularidades que marcaram a trajetória eleitoral de Corrêa. Foi através de uma série de reportagens do portal que a opinião pública tomou conhecimento das denúncias que agora foram validadas pela Justiça Eleitoral.

O processo que levou à cassação (nº 0601416-66.2024.6.01.0004) foi movido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), mas encontrou eco nas apurações feitas pelo Amazonoticias. O site detalhou, antes, durante e depois das eleições, as acusações de inelegibilidade do vereador devido a uma condenação criminal com sentença transitada em julgado, fato que suspende seus direitos políticos. As reportagens do veículo foram cruciais para dar transparência ao caso e pressionar as instâncias competentes a agir.

Em sessão no TRE-AC, a relatora do caso, juíza Rogéria José Epaminondas Mesquita, e o revisor, desembargador Lois Carlos Arruda, acompanharam o voto dos demais magistrados, dando provimento ao recurso e confirmando a inelegibilidade de Rosildo Cassiano. A decisão, que contou com a participação da presidente do Tribunal, desembargadora Waldirene Oliveira da Cruz-Lima Cordeiro, e do procurador regional eleitoral Dr. Fernando José Piazenski, põe fim a um ciclo de questionamentos que ganhou força graças ao trabalho investigativo inicial do Amazonoticias.

Com a cassação, Rosildo Cassiano perde imediatamente o mandato de vereador e, consequentemente, a presidência da Câmara Municipal de Porto Walter. A decisão judicial, que agora se concretiza, corrobora as informações de irregularidade que foram diligentemente apuradas e divulgadas pelo Amazonoticias, reafirmando o papel essencial da imprensa no controle social e na defesa da legalidade do processo eleitoral. O caso torna-se um emblemático exemplo de como o jornalismo independente pode ser o primeiro alicerce na busca por accountability.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários