O deputado Emerson Jarude (Novo) teceu críticas ao governo do Estado durante a sessão desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), após repercussão nacional da imagem de crianças acreanas estudando em um curral na cidade do Bujari. Para o parlamentar, a cena simboliza o abandono proposital da educação pública nos últimos anos, refletido nos indicadores negativos e na má gestão da Secretaria de Educação.
“O Brasil inteiro viu a imagem das nossas crianças estudando num curral. E a única resposta do governo foi que, pelo menos, estavam tendo aula? Essa é a resposta para o sucateamento que denunciamos tantas vezes nesta tribuna”, afirmou. Ele lembrou que o Acre ocupa hoje o 26º lugar no ranking nacional de educação, ficando à frente apenas de um estado, e associou esse desempenho à má condução da pasta.
Jarude citou diversas denúncias feitas na Aleac, como a contratação de uma empresa do Maranhão por R$ 40 milhões para reformas que não aconteceram, merenda escolar estragada e um concurso público cercado de suspeitas. “Por várias vezes denunciamos um concurso público com cheiro de interesse pessoal. Não faz sentido manter um secretário que entrega esses resultados, a não ser por motivos que não têm a ver com a qualidade da educação”, declarou.
O parlamentar ainda chamou a atenção para um relatório que deve ser apresentado em breve pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), indicando que o Acre perdeu R$ 300 milhões em recursos federais por falha na alimentação do censo escolar. “É um escândalo. Perder 300 milhões por não informar corretamente os dados ao censo mostra o nível de descaso”, completou.
Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale