O MDB pretende disputar as eleições de 2026 com candidaturas próprias para o governo e o Senado. Pelo menos é o que afirma o vereador Neném Almeida, o mais votado do partido na capital na eleição do ano passado. Segundo ele, a corrente majoritária dentro da sigla não deseja formar alianças com outros candidatos no primeiro turno.
“O MDB saiu muito fortalecido nas últimas eleições, o partido cresceu muito e tem condições de disputar o governo e uma cadeira para o Senado”, declarou Almeida durante entrevista ao programa Gazeta Entrevista. O vereador destacou que a legenda tem força suficiente para lançar candidaturas competitivas.
Embora existam membros do MDB que defendam uma aliança com o senador Alan Rick (União Brasil) ou a vice-governadora Mailza Assis (PP), Almeida afirmou que essa posição é minoritária dentro do partido. “Nas conversas que temos, as chances de o MDB ter candidaturas majoritárias são muito grandes”, disse.
As eleições de 2026 ocorrerão em dois turnos para presidente da República e governador. Caso avance para o segundo turno, o MDB poderá construir alianças estratégicas nesse momento. Além das disputas majoritárias, o partido também tem como prioridade a formação de chapas fortes para deputado estadual e federal.