Na manhã desta segunda-feira (24), o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ricardo Araújo, anunciou que os trabalhos de recuperação do trecho da BR-364, que se rompeu no domingo (23) entre Feijó e Tarauacá, começaram nas primeiras horas do dia. As equipes estão mobilizadas para implementar tubos e pedras, visando a recomposição do aterro afetado.
Araújo informou que os tubos necessários para a obra foram adquiridos no município de Feijó e já estão em trânsito para o local. Ele ressaltou que, a longo prazo, pode ser necessária a construção de uma galeria para otimizar o escoamento da água na região.
“Vamos reforçar o local com uma nova linha de tubos. Embora os bueiros estejam preservados, realizaremos um estudo mais detalhado. Se necessário, construiremos uma galeria para prevenir futuros rompimentos. No momento, nosso foco é liberar o tráfego e aumentar a capacidade de drenagem da água”, declarou Araújo.
Além disso, o superintendente destacou que, após a avaliação, os tubos existentes não foram comprometidos. Entretanto, o reforço do aterro se faz imprescindível para evitar novos danos, uma vez que o aterro cedeu em decorrência das fortes chuvas, que ultrapassaram 110 milímetros. “Estamos trabalhando na reestruturação do solo e utilizando pedras para garantir maior resistência. As obras estão progredindo rapidamente e devem ser concluídas ainda hoje”, afirmou Araújo.
O desmoronamento ocorreu na localidade conhecida como Folgoso, a menos de dois quilômetros do bairro Corcovado, antes da ponte sobre o Rio Tarauacá. Com a interdição desse trecho, todas as cidades da regional do Juruá e Tarauacá/Envira, exceto Feijó, ficaram isoladas por terra da capital acreana e do restante do país.