Os presidentes das siglas que compõem a aliança pela pré-candidatura do ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) se reuniram no final da tarde desta quinta-feira, 4, na Sede do Movimento Democrático Brasileiro para aprovar o nome de Marfisa Galvão, como pré-candidata a vice-prefeita novamente de Rio Branco.
Com membros e lideranças importantes da aliança que compareceram ao MDB aguardando o pré-candidato da sigla anunciar Marfisa como sua vice. Ficou confirmado o que a imprensa já cogitava, o PSD do senador Sérgio Petecão, conseguiria convencer as demais siglas a apoiar o nome indicado pelo parlamentar.
A escolha de Marfisa mesmo sendo uma indicação do PSD, também passou por um debate criterioso envolvendo todos os lideres partidários da aliança formada por Marcus Alexandre. Os presidentes dos partidos aprovaram o nome da atual vice-prefeita por unanimidade.
A vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão, é professora de Educação Física pela Universidade Federal do Acre em 2014, e já foi suplente de deputada federal, assumindo o mandato por um mês. Galvão em 2020 foi eleita vice-prefeita de Rio Branco para o mandato de 2021 a 2024, junto ao prefeito Tião Bocalom. Em seu mandato de vice-prefeita da Capital foi responsável pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos ao longo de dois anos e quatro meses, tendo sido exonerada da função após desentendimentos públicos com o atual gestor da cidade.
Participaram do evento que decidiu Marfisa como vice de Marcus Alexandre os líderes políticos Flaviano Melo (MDB); Sérgio Petecão (PSD); Eduardo Farias (PC do B), Franklin Ingma (Rede); Waldy França (DC); Shirley Torres (PV); Naldo Mesquita (Agir); Gilmar Pismel (Agir); Eros Asfury (PRD); Wendel Grangero (PSOL); Aldecino Fernandes (Rede); Marcus Bastos (PRD); Emerson Pontes (PRD); Chagas Romão (MDB); Daniel Zen (PT); Cesário Braga (PT); Jamyr Rosas (PSOL); José Eugênio – e Macapá (MDB).