A emoção é extrema: o Fluminense é campeão da Copa Libertadores e será o representante da CONMEBOL na Copa do Mundo de Clubes da FIFA™ em 2023! O Tricolor das Laranjeiras venceu um jogo de testar qualquer coração, batendo o Boca Juniors por 2 a 1. Os gols foram de Germán Cano e John Kennedy neste sábado histórico, 4 de novembro de 2023, valendo a conquista do título continental pela primeira vez em pleno Maracanã.
Embora o estádio esteja no coração da torcida do Fluminense, desta vez, os assentos do mítico Maracanã ficaram divididos entre torcedores dos dois times na condição de campo "neutro". Mas o destino, caprichoso, quis que a torcida brasileira comemorasse o gol de seu argentino favorito em um dos locais mais sagrados do futebol do Brasil, e foi assim que metade do público explodiu em euforia aos 35 minutos do primeiro tempo.
Neste momento, Keno tabelou com Arias, avançou pela direita e cruzou rasteiro (e para trás) para Germán Cano, que, na marca do pênalti, chutou de primeira e balançou a rede. O goleiro Romero não alcançou o cantinho e não conseguiu impedir a festa do artilheiro da Libertadores 2023 e sua homenagem aos filhos. Placar de 1 a 0.
É importante destacar que Cano não apenas estava "no lugar certo e na hora certa". O goleador leu os espaços e se deslocou de forma inteligente para enganar a defesa adversária. Primeiro, enquanto os companheiros de Fluminense tabelavam pela direita, ele disparou em direção ao gol para atrair a marcação; depois, correu de volta para trás no último segundo possível para receber o passe de Keno praticamente desmarcado.
Só não mais livre que Luis Advíncula, autor do gol do empate do Boca aos 26 minutos do segundo tempo. O ala peruano recebeu a bola pela direita, lado que conhece bem, e descobriu que podia carregá-la para o meio com certa liberdade, sem ser parado, antes de disparar um chute perfeito e cheio de efeito. Placar de 1 a 1.
O gol xeneize obrigou o Fluminense a buscar o ataque com o apoio de sua torcida e o fôlego dos jogadores que entraram no segundo tempo, como Lima, que deu um passe magistral para Diogo Barbosa no finalzinho do tempo regulamentar. Porém, o lateral errou o alvo e não aproveitou a chance de selar a vitória no tempo regulamentar.
Portanto, a partida seguiu para a prorrogação.
O técnico Fernando Diniz – cuja assinatura está na parte técnica e na alma deste time do Fluminense – costuma pedir a seus jogadores que não desistam. A filosofia se provou correta e o tempo extra mostrou que Diogo Barbosa nem mesmo precisava se sentir mal pela oportunidade perdida, já que participou (e bem!) do gol da vitória tricolor.
Ainda no primeiro tempo da prorrogação, o lateral iniciou a jogada lançando a bola para Keno, que ajeitou de cabeça para John Kennedy completar com um dos mais bonitos chutes da Libertadores 2023. Um golaço digno de final e título inédito de Copa!
Os dois lados ainda tiveram jogadores expulsos na primeira parte da prorrogação: em momentos e por motivos diferentes, primeiro John Kennedy e depois Frank Fabra receberam o segundo cartão amarelo e não terminaram o jogo.
Em desvantagem no placar, o Boca tentava construir no ataque, mas, com a igualdade de 10 atletas para cada time, o Fluminense se aproveitava dos contragolpes e assustava. O Maracanã quase entrou em combustão novamente quando Guga (bem lançado por Arias) carimbou a trave.
Na fase de grupos, o Fluminense enfrentou Sporting Cristal (uma vitória e um empate), The Strongest (uma vitória e uma derrota) e River Plate (uma vitória e uma derrota).
Na temida fase de mata-mata, o time de Fernando Diniz passou por Argentinos Juniors nas oitavas (empate e vitória), Olimpia nas quartas (duas vitórias), Internacional na semifinal (empate e vitória) e, agora, a vitória sobre o Boca. Antes desta partida, o melhor resultado do Tricolor na Libertadores havia sido o vice-campeonato de 2008.
Curiosamente, o Boca Juniors terminou a Libertadores 2023 como vice-campeão sem vencer uma única partida no mata-mata – a equipe chegou à grande final apenas com empates e disputas por pênaltis.
Quanto ao Mundial de Clubes, a primeira partida do Fluminense na história do torneio está prevista para 18 de dezembro, contra adversário ainda a ser definido (pode ser Al-Ittihad FC, Auckland City FC ou Al Ahly FC).